Na era digital, não coletar dados dos clientes significa que você está perdendo muitas chances de vender mais. Esse tipo de estratégia pode ser chamada de Data Driven Marketing = Marketing Direcionado por Dados. Fique calmo(a)! Se você não está conseguindo visualizar como pode aplicar isso no seu restaurante, não se preocupe, vou detalhar mais adiante. É mais fácil do que você imagina.
Para você entender melhor, dado é qualquer informação de uma pessoa. Alguns exemplos de dados que podem ser úteis para ajudar a fazer marketing digital para restaurante: número do telefone celular, nome, email, data de nascimento, endereço e produtos que consumiu.
É possível coletar e utilizar mais dados, além desses que citei, mas os dados acima são os mais utilizados e fáceis de coletar e utilizar.
A forma de se fazer publicidade online é inteiramente baseada em dados. Os três maiores veículos da publicidade online (Google, Facebook e Instagram) utilizam dados para direcionar seus anúncios patrocinados. Dados como: tipos de assuntos que você curte e comenta, sua idade, pessoas que você se relaciona, tipos de páginas que você segue, locais onde você vai, são exemplos de dados utilizados para direcionar anúncios.
E a LDPG?
Mas nem tudo são flores! Cada vez mais a privacidade das pessoas com a chegada da LGPD (Lei geral de proteção de dados) deverá ser respeitada. Isso significa que a utilização desses dados citados acima ficará um pouco mais restrita. Algumas fabricantes de smartphones como a Apple, já anunciaram restrições sobre a leitura e o uso de dados das pessoas que usam seus aparelhos.
O dado mais certeiro, do ponto de vista estratégico para um negócio anunciar, é o dado primário. Isto é, aquele dado que a própria empresa coletou diretamente com seus clientes.
Primeiro, porque o dado coletado diretamente com a pessoa é um dado 100% confiável. Segundo, porque ele está de acordo com a LGPD. E terceiro, e mais importante, é porque as pessoas que já frequentam seu restante são o melhor exemplo de perfil de cliente ideal. Ou seja, vender novamente para pessoas que já foram pelo menos uma vez no seu restaurante e encontrar pessoas parecidas com elas, é sempre uma estratégia interessante.
Que dados coletar?
Dentre os dados possíveis de se coletar, um dos mais importantes é o email do seu cliente. Com o email você consegue utilizar três das principais ferramentas de marketing digital para restaurante disponíveis:
Você pode simplesmente deixar uma lista no caixa escrito acima: Preencha seus dados para receber novidades do nosso restaurante. A pessoa preenche com caneta e escreve o nome, telefone e email. Depois, o único trabalho é passar a lista a limpo e subir para um arquivo digital.
Veja abaixo uma planilha de exemplo, é super fácil. Gostou da planilha? Eu deixei o arquivo dela pronto e com acesso livre, basta fazer uma copia, imprimir e começar a usar!
Baixe gratuitamente, neste link abaixo, o arquivo com a planilha pronta para coletar dados dos clientes do seu restaurante: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1kRi4MhUchV3x9sxpTz5Z4FnamcCoFhyWUA1AooFxVWY/edit?usp=sharing
Exemplo de planilha para coletar dados de clientes
Outra forma para estimular os clientes a darem seus dados é criar promoções como os exemplos a seguir:
1) Preenchendo o cadastro você ganha 10% de desconto na compra!
2) Preenchendo o cadastro você ganha uma Coca-Cola!
3) Preenchendo o cadastro você ganha uma sobremesa!
E por aí vai, aqui basta ter criatividade e não esquecer de algo muito importante: conversar com a equipe do salão sobre a importância dessa ação.
Após a coleta feita e a transformação em arquivo digital, você pode:
Com essas quatro ações é possível aumentar as vendas e quanto maior for sua lista de clientes, mais precisa ela será.
Ouça mais sobre o assunto no yardcast:
Se você tem interesse, por menor que seja, em marketing, publicidade, marketing digital, vendas, empreendedorismo,…
Já é uma realidade o uso rotineiro de inteligência artificial para gerar insights, fazer pesquisas…
A consistência de marca é um dos elementos mais importantes para o sucesso de uma…
Leave a Comment