arquitetura comercial

Por que usar pedras para decorar ambientes comerciais?

Blog
Por Maria Eduarda Groegel Camilotti
1 de agosto de 2017 | 4 minutos

A arquitetura comercial anda muito conectada ao marketing. São duas coisas que caminham junto, afinal, o objetivo de ambas está relacionado a gerar valor para uma marca perante o cliente. Um ponto muito importante dentro da arquitetura comercial é a utilização da decoração. Uma boa decoração de ambientes comerciais precisa de muito cuidado, bom gosto, e principalmente, se preocupar com a proposta da empresa. Revestimentos que trazem a essência de elementos naturais em geral, são muito bem-vindos em qualquer ambiente, seja lojas, restaurantes, supermercados, hotéis, enfim, se a decoração natural for bem trabalhada e atenda a proposta do negócio (aqui entra a conexão com o marketing), com certeza vale a pena ser considerada.

Um ambiente comercial moderno, com diferenciais na decoração atrai muito mais o interesse de consumidores do que um ambiente sem graça e sem atenção, uma vez que o consumidor busca ambientes agradáveis e principalmente atraentes. Um elemento natural que é bastante procurado para ambientes comerciais são as pedras naturais. Utilizadas há séculos, constituindo esculturas, estradas, monumentos, entre outras belezas, este elemento é bastante aproveitado em escadas, pisos, revestimentos de paredes e exterior de fachadas. Por serem resistentes e duráveis, este é um elemento que vale o investimento.

Cada pedra possui suas próprias características, de acordo com o solo em que foi formada, e os minerais que a compõem. Estas propriedades é que indicam o uso ideal para cada ambiente conforme cada tipo de pedra. Por exemplo, o mármore está presente em pisos, escadas residenciais e comerciais mais sofisticadas, bordas de banheira, mesas e paredes internas; o basalto, a miracema, o seixo rolado, o mosaico português e a ardósia são normalmente empregadas em paredes e pisos de áreas externas; já a São Tomé e a Goiás são excelentes opções para a área ao redor da piscina, granito é usado na construção de lavatórios, pias, bancadas e para revestimento de fachadas, lareiras, rodapés e peitoris.

O uso de seixos rolados na decoração traz um ar de requinte e natureza ao mesmo tempo.

O uso de seixos rolados na decoração traz um ar de requinte e natureza ao mesmo tempo.

O limite para o uso do mármore, do granito assim como das outras pedras está cada dia menos restrito. As regras, se tratando do material, dão lugar à criatividade e ao gosto de cada um para novos usos. É sempre bom lembrar de ter o bom senso na utilização do material, para que o ambiente não fique muito frio e nem muito rústico, se isso não estiver relacionado com a proposta do seu negócio.

Não subestime a importância da decoração em seu ambiente comercial, lembre-se que toda a forma de se comunicar, seja verbal ou não verbal, interfere no comportamento do consumidor diante da sua empresa e pode determinar os rumos de uma negociação.

Artigos Relacionados

marketing

Marketing de Conteúdo: O que é e 6 estratégias para aplicar

Autor Matheus
No mundo digital de hoje, onde a atenção do consumidor é um recurso escasso, o marketing de conteúdo se destaca como uma estratégia poderosa para atrair, engajar, educar e converter clientes em potencial. Mas afinal, o que é marketing de conteúdo e como ele pode beneficiar o seu... Leia Mais
marketing

O que é briefing e como fazer? 

Autor Graziele Martins
Fique tranquilo, fazer um briefing não é nenhum bicho de sete cabeças, você vai perceber. Porém, é importante que ele seja visto com carinho e atenção, afinal, ele é parte fundamental de qualquer planejamento.  Embora essa etapa ainda seja muito negligenciada por alguns profissionais,... Leia Mais
marketing

O que é Metaverso?

Autor Hellen Scheidt | 7 minutos
O que é Metaverso? Desde que foi anunciado pelo criador do Facebook em outubro de 2021, essa provavelmente foi uma das perguntas mais feitas ao Google. As buscas pelo termo "Metaverso" no Google aumentaram mais de 12.000% comparando junho de 2022 com junho de 2021. Algumas empresas ficaram... Leia Mais