marketing

Conecte-se ao seu cliente, use micro-momentos

Blog
Por Alex
19 de junho de 2018 | 9 Minutos

Você já ouviu falar em micro-momentos? A Google revela que criou esse termo pensando na jornada de compra dos consumidores, um passo a passo de como eles pensam e agem. Preparamos um artigo completo contando o que é, como funciona e como pode ajudar a sua marca a conquistar esses clientes.

Os smartphones impactaram a forma de como usamos pouco tempo para fazer várias coisas, assim mudando o comportamento de consumo. Hoje o desafio está em conquistar o consumidor em micro-momentos, esses momentos são fragmentos de tempo, em que a tomada de decisão ocorre.

Um exemplo prático de micro-momento é quando se está com fome, porém não se tem tempo para preparar um jantar ou até mesmo não tem ingredientes para fazer um simples lanche, então o que fazemos? Pesquisamos, pegamos o smartphone, abrimos o Google e fazemos uma breve busca sobre deliveries, provavelmente você irá verificar o tempo de espera e escolherá aquele que tiver o melhor prazo. Logo depois a comida chega, você não precisou buscar até o local, enfrentar filas e nem sequer teve que falar com alguém, ou seja, o smartphone resolveu o problema em poucos minutos.

Esteja presente em cada passo do seu consumidor na jornada de compra

Esteja presente em cada passo do seu consumidor na jornada de compra

O Google mostra que os micro-momentos estão divididos em algumas situações, como:

“Eu quero saber”, hoje temos as informações na ponta dos dedos. Isso acontece quando as pessoas utilizam o smartphone para suprir uma vontade momentânea de aprender ou comprar algo. O consumidor ouviu algum termo desconhecido, o que ele faz? Pesquisa direto no Google.

“Eu quero ir”, esse micro-momento está relacionado diretamente com economia de tempo, as pessoas querem encontrar o que precisam, perto de onde moram, ou de onde estão. Por isso é muito importante que sua empresa esteja indexada no Google My Business, pois ao fazer a busca, seu endereço físico ficará disponível e visível para o usuário.

“Eu quero fazer”, o smartphone aumentou a acessibilidade de aprender a fazer, onde você estiver, os usuários podem facilmente resolver problemas do dia-a-dia na palma de suas mãos. Para este micro-momento deve-se considerar o consumo de vídeo, tutoriais que ajudam e auxiliam o usuário seguir o passo a passo.

“Eu quero comprar”, com a vasta quantidade de informação online, a tomada de decisão pode acontecer em apenas alguns minutos. Podemos afirmar que aqui é o fundo do funil, onde o consumidor está disposto a efetuar a compra.

Então onde está sua marca quando o cliente precisa?

Em um universo com tantas opções aparecendo, sugestões são sempre bem aceitas. O consumidor não consulta apenas a família e amigos mas toda a informação online que está disponível, por exemplo: como chegar, onde encontrar, que carreira seguir.

Com a disponibilidade 24 horas do smartphone, as pessoas fazem pesquisas a todo momento, as marcas tem acesso a toda jornada de compra do consumidor ponto a ponto, dessa forma podendo influenciar diretamente na tomada de decisão.

O próprio Google aponta que os consumidores querem ter as melhores experiências até mesmo nas pequenas compras, coisas do dia-a-dia, segundo a gigante de pesquisas, as buscas com o termo “melhores” tiveram mais de 100% de crescimento nos últimos dois anos como é o caso de “melhores guarda-chuvas”, que obteve 140% de crescimento e melhores acessórios de viagem com 110%. Isso mostra uma grande oportunidade para vários nichos do mercado se posicionarem como aliado dos consumidores no processo de ajuda na tomada de decisão.

A personalização pode ajudar sua marca a atingir outra parcela desses novos consumidores, como “tênis para enfermeiros”, “tênis para usar com vestidos”, o próprio buscador do Google mostra essas sugestões, buscas específicas podem dar ideias de anúncios direcionados exclusivamente para aquele público. É muito importante analisar esses dados no seu mercado, você pode sair na frente e fazer o que o seu concorrente não faz.

Podemos dizer que nada se compara as avaliações, a sua experiência e de outros usuários com a marca, os comentários, o feedback. Quando um consumidor faz a pesquisa ele leva muito em consideração o que os outros escrevem. Dados mostram que a busca pelo nome do produto com o termo “review” na sequência aumentaram mais de 35%  nos dois últimos anos, ou seja esses consumidores que buscam e pesquisam a todo o momento querem tirar 100% de aproveitamento da compra, querem que a experiência seja a melhor possível.

Procure conhecer melhor o seu consumidor, como ele busca, como ele interage com os seus produtos. Analise os dados fornecidos pelo Google Analytics para obter informações mais precisas como: idade, sexo, região.

Melhore a experiência do usuário com uma navegação mais fluída para desktop e também otimize seu site para mobile pois há uma crescente em acessos nesses dispositivos e dependendo do produto ou serviço a intensidade de busca ultrapassa o desktop. Ajuste a velocidade de acesso ao site, algumas dicas são:

1 – Verificar imagens pesadas;
2 – Uso de scripts;
3 – Qualidade da hospedagem.

Se quiser saber mais em como otimizar seu site clique aqui, nós fizemos um artigo completo com mais dicas para melhorar o desempenho do seu site.

Produza conteúdos de qualidade para o seu consumidor, tenha certeza que você está o ajudando em cada micro-momento, é necessário atender bem ao que seu usuário precisa, passar confiança para que o mesmo crie um engajamento com a marca.

Para conquistar esse novo consumidor as marcas devem se atentar em otimizar a experiência do usuário, fazer com que ele encontre o que precisa, da forma mais rápida possível.

Nesse cenário as empresas terão que entender como conectar-se com seus clientes, dentro desses micro-momentos, por isso fique atento a jornada de compra do seu consumidor, e se aprofunde em manter uma boa experiência de compra, relacionando esses quatro instantes.

Quer otimizar sua campanha e impactar ponto a ponto o seu cliente na jornada de compra? Diga um oi, nós podemos te ajudar!

Artigos Relacionados

marketing

Qual é a melhor IA para marketing: ChatGPT, Gemini ou Claude?

Autor Alisson Freitas
Já é uma realidade o uso rotineiro de inteligência artificial para gerar insights, fazer pesquisas de mercado ou até mesmo para dar o pontapé em uma estratégia de marketing. Se assim como eu, você está confortável com o ChatGPT para realizar pesquisas e análises de mercado, pare e... Leia Mais
branding

Manual de consistência na identidade de marca para iniciantes

Autor Alisson Freitas
A consistência de marca é um dos elementos mais importantes para o sucesso de uma empresa. Quando uma marca é consistente, ela se torna reconhecível, confiável e memorável para os consumidores. Este manual é um guia prático para iniciantes que desejam entender como construir e manter uma... Leia Mais
marketing digital

Case de marketing digital: ações para gerar vendas

Autor Fernanda
Neste artigo, vou apresentar um case de marketing digital de uma empresa com uma década de história que não conseguia vender através do marketing digital.     Se você acha que o marketing digital significa fazer posts, stories e anúncios para as redes sociais, você está... Leia Mais